Maricá chega a marca de 100 mil pessoas que receberam a dose de reforço contra a Covid-19

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou uma marca importante no combate à Covid-19: mais de 100 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose de reforço contra a doença no município, o que representa mais de 78% da população com 12 anos ou mais. O número evidencia o resultado das campanhas de estímulo à vacinação na cidade, que incluíram divulgação nas redes sociais, site institucional, Dia “D” de mobilização, além da disponibilização das doses em polos presentes nos quatro distritos.

Os moradores que estão com alguma dose em atraso devem procurar um dos locais de vacinação direcionados a sua faixa etária, regularizando o esquema vacinal e fortalecendo a proteção contra a Covid-19. Os adultos e idosos devem receber o primeiro reforço (terceira dose) após, no mínimo, quatro meses da segunda dose, além de um segundo reforço (quarta dose) depois de quatro meses do primeiro reforço. Esse grupo pode se vacinar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico, assim como nas USF Chácara de Inoã, Marinelândia e São José 2, das 9h às 16h.

Os adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo imunossuprimidos, podem tomar o primeiro reforço (terceira dose) em um dos polos mencionados anteriormente, com intervalo mínimo de quatro meses da segunda dose.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou o papel fundamental da dose de reforço para seguirmos com as atividades do cotidiano com segurança, evitando o desenvolvimento de quadros graves da Covid-19 e ajudando para que Maricá continue um exemplo na vacinação da população.

“Alcançar o número de mais de 100 mil maricaenses com a dose de reforço é motivo de orgulho, o que mostra os efeitos do nosso empenho contínuo pela vacinação contra a Covid-19 e combate ao negacionismo. Estamos no caminho certo, mas é preciso que a população adulta retorne aos polos para receber o segundo reforço, uma dose essencial de proteção que salva vidas. Vamos regularizar a vacinação e seguir juntos, contribuindo para que a cidade continue referência em imunização”, destacou.


Vacinação de crianças também continua

A imunização do público infantil segue em Maricá. A vacinação dos pequenos de seis meses a dois anos e 3 a 4 anos com comorbidades acontece por agendamento online, pelo site bit.ly/agendamentovacinainfantil, com a opção de escolha de quatro polos distritais. Esse público deve receber três doses da Pfizer Baby, com intervalo mínimo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, além da aplicação de uma terceira dose após, pelo menos, oito semanas da segunda dose.

Para as crianças de 5 a 11 anos estão previstas duas doses da vacina, que são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem necessidade de marcação prévia, na USF Inoã 2, e nas USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Barroco e Bambuí das 9h às 16h. A aplicação da segunda dose infantil da Coronavac e a vacinação das crianças de 3 a 4 anos sem comorbidades com esse imunizante estão suspensas temporariamente, em razão da falta de doses. A previsão é que o município receba novas remessas, enviadas pelo Ministério da Saúde, ainda neste mês.

Confira os polos de vacinação por faixa etária


Adolescentes, adultos e idosos

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, nº 241, Centro. (9h às 18h)
– USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)
– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho. (9h às 16h)
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã. (9h às 16h)
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 16h)

Crianças de seis meses a dois anos e 3 a 4 anos com comorbidades

É preciso agendar no site bit.ly/agendamentovacinainfantil .

Crianças de 5 a 11 anos

Segunda a sexta-feira

– USF Elenir Umbelino de Mello: Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)
– USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/nº, (ao lado do DPO). (9h às 18h)
– USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu. (9h às 16h)
– USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

Compartilhe esse post